Artes Gráficas

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2014/2015

Código: CS20021
Sigla: ARTG
Secção/Departamento: Artes
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 2º, 3º 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Fernando Alberto Pinho Alves
Corpo docente: Fernando Alberto Pinho Alves

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Esta unidade curricular pretende possibilitar aos alunos o desenvolvimento das competências essenciais,
teóricas e práticas, no que respeita às artes gráficas. Pretende­-se desenvolver competências que sejam
facilitadoras do desenvolvimento da informação, do conhecimento e da produção de materiais na área do
design de comunicação. Essas competências desenvolvem­-se através da execução prática de projetos que
envolvem o tratamento composto de textos, imagens e outros elementos visuais. Os seus objetivos são os
seguintes: Conhece e utiliza de forma adequada os diferentes meios de produção gráfica; Revela autonomia na
abordagem e na resolução de problemas; Interage com os outros promovendo ambientes de trabalho
produtivos; Reconhece e caracteriza os elementos nucleares do design de comunicação; Identifica princípios de
organização gráfica em elementos compostos; Revela conhecimentos no domínio de técnicas e processos de
produção gráfica; Desenvolve projetos gráficos no domínio da comunicação social

Programa

Os conteúdos estão relacionados com a abordagem das linguagens gráficas inerentes à conceção, produção e
apresentação de Cartazes, Logotipos e Maquetização de revistas, nomeadamente:
­A linguagem gráfica e os seus elementos.
­As artes gráficas e o design de comunicação.
­Ilustração, imagem e texto.
­Materiais impressos e não impressos.
­Técnicas e processos de criação de produtos de comunicação visual.
­Criação e maquetização de produtos de comunicação visual.
­Apresentação de trabalhos.


Métodos de Ensino

As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida
diretamente pelo docente ou com recurso à utilização de materiais variados.
O processo compreenderá:
­A discussão e análise de produtos de comunicação impressa e não impressa,
nomeadamente cartazes, logotipos e revistas.
­O estudo da anatomia de fontes.
­A captura e edição de imagem digital.
­A conceção e concretização de projetos ­ design de comunicação.
­A apresentação e discussão de trabalhos.
Avaliação e classificação
Espera­-se que cada estudante:
­Esteja presente no mínimo em 50% das aulas.
­Participe na análise e discussão das produtos em análise.
­Execute os trabalhos propostos.
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação no seguinte modelo:
­Participação na componente teórico­prática 25%
­Produção de um Cartaz 25%
­Produção de um Logotipo 25%%
­Maquetização (de parte) de uma Revista 25%

Modo de Avaliação

Bibliografia Principal

GORDON, Bob e GORDON, Maggie;O guia completo do design gráfico digital, Lisboa: Livros e Livros, 2003 (no SDI: 744(076) DES - 21321/03)
DABNER, David;Guia de Artes Gráficas: Design e Layout – Princípios, decisões, projectos, Barcelona: Editorial Gustavo GILLI, SA, 2003
BONNICI, Peter;Linguagem Visual. O misterioso meio de comunicação, Lisboa: Destarte, Representações e Edição, Lda, 2000 (no SDI: 744 BOM-LIN)
Vv. Aa.;Diseño de Logotipos Nº5, Barcelona: Editorial Gustavo GILLI, SA, 2008
KING, Stacey;Diseño de Revistas. Passos para conseguir el mejor diseño, Barcelona: Editorial Gustavo GILLI, SA, 2001
SWAN, Alan;Bases del diseño gráfico, Barcelona: Editorial Gustavo GILLI, SA, 2003 (no SDI:744 SWA-BAS)
KOREN, Leonard e MECKLER, K. Wippo;Design Gráfico. Receitas, Barcelona: Editorial Gustavo GILLI, SA, 2004 (no SDI:744 KOK-DES)
Página gerada em: 2024-05-22 às 01:47:57